Pesquisa Webgráfica

                   Modalidades esportivas de combate nas aulas de Educação Física 
Artigo 1:http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/18840
artigo 2:http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/19262
Artigo 3:https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/17221
Artigo 4:http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1226
Livro: https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11332-018-0502-x
Dissertação: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2018v30n56p29

Lutas e a formação de professores de educação física: reflexos na atuação profissional de docentes da rede municipal de educação de Belém - PA
Marcio Antonio Raiol dos Santos, Pedro Paulo Souza Brandão
Resumo
Este estudo tem como principal objetivo investigar os reflexos da formação de professores de educação física na atuação profissional de docentes que trabalham o conhecimento das Lutas na Rede Municipal de Educação de Belém-PA. Foi configurado com base em uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, que teve como participantes todos os professores de Educação Física da Rede Municipal de Educação de Belém-PA que atuam em escolas que atendem aos anos finais do Ensino Fundamental. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado formulário e, como técnica de análise dos dados, optamos pela Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que: a) a maioria dos professores teve contato com o conteúdo das Lutas na sua formação acadêmica por meio de disciplinas de forma fragmentada em modalidades sem correlação entre estas e com perspectiva técnica; b) Os docentes tratam pedagogicamente o conteúdo Lutas de três formas: i) ensino fragmentado de forma autônoma (modalidades específicas ensinadas pelos docentes); ii)  ensino fragmentado de forma dependente (modalidades específicas ensinadas por especialistas/lutadores); iii) ensino global (princípios comuns das Lutas didatizados de forma lúdica); c) o aprendizado de disciplina e valores sociais são os principais benefícios atribuídos ao conteúdo pelos professores. Com isso, podemos concluir que a falta de domínio de ferramentas didático-metodológicas para o ensino das Lutas pelos docentes é reflexo da forma como estes tiveram contato com esse conteúdo na própria formação universitária, revelando a deficiência desta e a necessidade de qualificá-la para refletir positivamente na atuação profissional dos professores na escola. 
Palavras-chave:    Formação de professores; Educação Física escolar; Lutas
Marcio Antonio Raiol dos Santos, Pedro Paulo Souza Brandão, 2018

Luta marajoara e memória: práticas "esquecidas" na educação física escolar em Soure-Marajó
Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir memória e esquecimento sobre o trato com o conhecimento da luta marajoara no contexto das aulas de Educação Física no município de Soure-Marajó. Realizou-se pesquisa de campo com nove professores atuantes em escolas desse município. Utilizou-se questionário semiestruturado para entrevistas com professores da disciplina Educação Física e fez-se análise de conteúdo como método para analisar dados obtidos. Os resultados revelaram que a maioria dos docentes não trata o conhecimento da luta marajoara em suas aulas. Todavia, a constatação não seguiu a linha de culpabilização didática dos professores, mas colocou acento em ordem maior como questões relativas à memória social, ao esquecimento histórico e à alienação do trabalho. Conclui-se a importância de resgatar culturalmente a luta Marajoara como conhecimento local e global para florescer seu valor heurístico no trato pedagógico nas aulas de Educação Física.   
Palavras-chave
Luta marajoara; Memória; Educação Física
Carlos Afonso Ferreira dos Santos, Rogério Gonçalves de Freitas, 2018

CONHECIMENTO DECLARATIVO DE DOCENTES SOBRE A PRÁTICA DE LUTAS, ARTES MARCIAIS E MODALIDADES ESPORTIVAS DE COMBATE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM PELOTAS, RIO GRANDE DO SUL 
Resumo
O objetivo do presente estudo foi analisar o conhecimento e aplicação do conteúdo lutas nas aulas de educação física pelos professores da rede escolar da cidade de Pelotas/RS. Participaram 69 professores, que responderam a questionário previamente validado para conhecer a relação entre lutas e educação física escolar. A análise inferencial foi feita via aplicação dos testes Binomial e Qui-Quadrado, utilizando-se 5% como nível de significância. A maior parte (91,3%) dos professores não contemplava as lutas em suas aulas, embora apenas 6,25% consideraram este conteúdo inadequado para o ambiente escolar. A alegação para não se trabalhar tal conteúdo envolveu falta de instrução (46,3%) ou de condições físicas da escola (20%), e ausência de ter especialista colaborador (11,3%). Processos de educação continuada podem auxiliar na modificação desse cenário.
Fabrício Boscolo Del Vecchio, Emerson Franchini, Joel Maurício Corrêa Fonseca, 2013 

Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate 
Resumo
 O presente estudo objetivou analisar a produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate nas principais revistas acadêmicas de circulação nacional da área de Educação Física, após o estabelecimento do sistema CONFEF, bem como analisar os temas destes artigos. A classificação quanto à sua temática seguiu a proposição de Tani (1996) para a estrutura acadêmica da Cinesiologia, Educação Física e Esporte. Dos 2561 artigos publicados nesses periódicos, apenas 75 (2,93%) tratavam de Lutas/Artes Marciais/Modalidades Esportivas de Combate. Foi constatado o predomínio dos estudos conduzidos na área de Biodinâmica (40%), seguidos pelos Estudos Socioculturais do Movimento Humano (32%) e Comportamento Motor (8%). Os estudos aplicados foram divididos em: Pedagogia do Movimento Humano (10,7%), Treinamento Esportivo (8%), Administração Esportiva (1,3%) e Adaptação do Movimento Humano (nenhum artigo produzido). Esses dados indicam: (1) carência de publicações sobre essas atividades, especialmente as de caráter aplicado; (2) necessidade de investimento em pesquisas inter e multidisciplinares sobre essa temática.
Palavras-chave: Artes Marciais. Ciência. Estatística e dados numéricos. 
Emerson Franchini, Walter Roberto Correia , 2017

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